Sinais que podem indicar problemas intestinais

Desconfortos intestinais, como gases, distensão e dores abdominais, refluxo, diarreia, constipação, problemas na pele, como acne, ou emocionais, como ansiedade e alterações no humor, e até mesmo a insônia podem ser indicações de que algo não vai bem no seu intestino.

Dietas extremamente restritivas ou com muitos ultraprocessados, estresse, poluição ambiental e mau funcionamento do sistema imunológico, podem criar um verdadeiro desequilíbrio biológico, com o crescimento de bactérias e fungos, levando ao desenvolvimento de SIBO (Supercrescimento bacteriano no intestino delgado) e SIFO (Supercrescimento fúngico no intestino delgado).

Um intestino danificado pode levar ao surgimento de doenças inflamatórias intestinais (DII), um grupo de doenças autoimunes que pode ocorrer em qualquer fase da vida em indivíduos predispostos e também a Síndrome do Intestino Irritável e também de doenças fora do intestino.⠀

Mas como evitar os problemas intestinais?

A prevenção é feita por mudanças no estilo de vida, incluindo melhora dos hábitos alimentares, prática de atividade física, controle do estresse e regulação do ciclo circadiano com ajuste do sono. O aumento de fitoquímicos através do consumo diário de frutas, legumes e verduras também é de extrema importância!

Nos casos mais crônicos, a reorganização do funcionamento intestinal e o equilíbrio da microbiota intestinal são necessários. Além disso, o controle do fator emocional é de suma importância para essa melhora!


Importante lembrar que de nada adianta o uso de diferentes suplementos sem cuidar da base, o seu estilo de vida! Lembrem-se disso!

Natália Muniz
Natália Munizhttps://cienciasdasaude.org
Dra. Natália Muniz é uma nutricionista especializada em Nutrição Funcional e Integrativa, com foco na saúde intestinal. Seu interesse pela área surgiu de suas próprias experiências pessoais com problemas de saúde relacionados à alimentação e digestão. Decidida a buscar soluções, Natália se dedicou ao estudo da nutrição, adquirindo uma compreensão profunda da influência que uma alimentação saudável e um intestino regulado podem ter na saúde geral e no bem-estar de uma pessoa.

Compartilhe

Últimos Artigos