O que comer no pré e pós treino?

Vamos falar sobre alimentação pré e pós treino?

Acho que esse é um dos assuntos que mais gera dúvidas aos praticantes de atividade física. O que comer antes e depois do treino quando o objetivo é ganhar massa magra? A alimentação correta é fundamental para otimizar os resultados do exercício praticado. E vejo que muitos erram nesse ponto!

Com isso acabam usando o próprio músculo como combustível para o crescimento muscular. E passam meses treinando sem de fato ver resultados. Frustrante, não? É muito importante que a alimentação tenha uma estratégia e que seja regrada. Boas fontes proteicas devem estar presentes ao longo do dia, em todas as refeições.

Essas fontes podem ser animais ou vegetais – tudo de acordo com a escolha alimentar de cada um!  É difícil passar uma orientação geral, pois tudo depende dos horários de refeição, intensidade de treino, perfil e preferências e a famosa individualidade bioquímica.

Mas, de uma forma geral, vou tentar abordar algumas dicas alimentares para potencializar os resultados do treino de força.

 Pré treino:

Sugiro a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico que promovem saciedade e fornecem uma energia constante para o corpo. Algumas dicas: batata doce, abacate, coco, ameixa, morangos, maçã, pera e etc..  Para o ganho de massa o ideal é que sejam associados a uma fonte proteica de fácil digestão. 

Uma fonte de gordura como o óleo de coco também pode ser interessante para aumentar os níveis de energia, eu adoro a combinação do óleo de coco com café como estratégia pré treino {bulletproofcoffee} = energia, foco e saciedade, lembrando que o pico da cafeína após a ingestão é de 40 a 90 min, portanto não adianta tomar cafeína minutos antes do treino. Ok!?

Pós treino:

Nesse momento sugiro a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico, que são absorvidos rapidamente pelo corpo. Alguns exemplos são o mamão, a manga, a batata inglesa, a banana, a tapioca.

Novamente associados à uma boa fonte proteica, que promove a recomposição das fibras musculares como o ovo, whey protein, frango ou a proteína vegetal. O carboidrato de alto índice glicêmico nesse momento favorece o aproveitamento da proteína pelos músculos.

Essas são dicas gerais. Se você precisa de ajuda para otimizar o resultado do seu treino, minha recomendação é que procure um nutricionista para a montagem de um plano alimentar personalizado.

PS: Cuide da sua saúde integral

Natália Muniz
Natália Munizhttps://cienciasdasaude.org
Dra. Natália Muniz é uma nutricionista especializada em Nutrição Funcional e Integrativa, com foco na saúde intestinal. Seu interesse pela área surgiu de suas próprias experiências pessoais com problemas de saúde relacionados à alimentação e digestão. Decidida a buscar soluções, Natália se dedicou ao estudo da nutrição, adquirindo uma compreensão profunda da influência que uma alimentação saudável e um intestino regulado podem ter na saúde geral e no bem-estar de uma pessoa.

Compartilhe

Últimos Artigos