Doenças auto imunes! Um dos temas mais estudados em saúde hoje em dia.


Isso porque cada vez mais pessoas estão desenvolvendo essa condição, com inúmeras consequências para a saúde e qualidade de vida. Entre as mais comuns: psoríase, esclerose múltipla, lúpus, tireoidite de hashimoto, vitiligo e artrite. E a nutrição tem tudo a ver com isso.
As doenças autoimunes surgem quando o sistema de defesa do organismo perde a capacidade de distinguir agentes agressores, levando à produção de anticorpos que acabam atacando as próprias células, tecidos ou órgãos.
Medicações como imunossupressores e antiinflamatórios podem até ajudar em casos agudos, mas não são tratamento e não agem na origem da causa.
E as causas podem ser variadas, entre elas:
Fatores genéticos
Alterações dos níveis hormonais
Baixa imunidade
Má alimentação
Contato excessivo com toxinas
E o principal: aumento da permeabilidade intestinal: é como se a parede do intestino ficasse mais “porosa”, facilitando a absorção de partículas mal digeridas de alimentos e toxinas, que o corpo reconhece como agressor e faz a reação.
Como prevenir?
Antes de tudo cuide da sua alimentação e saúde intestinal – dieta anti inflamatória, rica em nutrientes, sem industrializados, probióticos, prebióticos e glutamina ajudam;
Alguns alimentos podem ser inflamatórios para algumas pessoas por exemplo os que contém glúten, leite e para alguns até cereais e leguminosas. É fundamental uma avaliação individual;
Diminua o estresse pois afeta diretamente a saúde intestinal;
Mantenha seus níveis de vitamina D altos, com exposição saudável ao sol e/ou suplementos;
Reduza seus níveis de exposição a toxinas: medicamentos, agrotóxicos, álcool, BPA e etc.
Dois alertas importantes:
Se você está frequentemente estufado e com gases, busque ajuda! Vc pode estar com aumento de permeabilidade intestinal e isso pode se agravar para uma doença auto imune;
Se você já tem uma doença auto imune, é importante também buscar ajuda nutricional. Sem tratamento adequado o risco de desenvolver outra doença auto imune é enorme!

Rosane Silva
Rosane Silvahttps://cienciasdasaude.org
Especialista em curas naturais.

Compartilhe

Últimos Artigos