Alimento: um poderoso agente de saúde

Você sabe equilibrar o pH do seu corpo?

Você já sabe que depois de comer, ocorre um processo dentro do seu corpo que se chama metabolismo. Alguns alimentos, durante esse processamento interno contribuem com resíduos alcalinos, influenciando diretamente o pH do seu sangue. O ideal é você manter um equilíbrio entre ácidos e alcalinos de modo a ter um balanço final com pH mais próximo do neutro, levemente alcalino. A alimentação moderna rica em alimentos refinados, refrigerante, café, carne e queijos em excesso, e com poucos alimentos naturais e integrais promove uma acidificação excessiva do corpo, desequilibrando todo o funcionamento das células e gerando muitas doenças.

Por isso é tão importante você aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, que em geral, produzem resíduos mais alcalinos, favorecendo assim seu equilíbrio orgânico.

E a parte que não serve para o seu organismo? O que acontece?

É fundamental eliminar as toxinas consumidas e produzidas no dia a dia. Alguns nutrientes em excesso, outros em deficiência, muitos aditivos químicos, emoções desequilibradas, poluição ambiental, entre outros aspectos da vida moderna são fatores de ataque e agressão ao seu organismo. Assim, seu corpo passa a necessitar de maior quantidade dos nutrientes que defendem suas células (antioxidantes) e de outros nutrientes que ajudam na eliminação das toxinas. O desequilíbrio entre “ataques demais” e “defesa de menos” pode acumular essas toxinas no seu corpo, já que sua eliminação está ineficiente, e isso tudo acaba levando a um esgotamento do seu sistema de defesa, enfraquecendo-o muito. Deste enfraquecimento, podem surgir reações alérgicas, reações de auto-agressão (auto-imunidade) ou ainda processos inflamatórios por todo o corpo que causam várias doenças como: OBESIDADE, HIPERTENSÃO, GASTRITE, ÚLCERAS, ALERGIAS, DIABETES, CÂNCER, ALZHEIMER.

Como melhorar a eficiência de eliminação dessas toxinas?

Todas as suas células tem a capacidade de eliminar toxinas, entretanto, os principais órgãos que assumem essa tarefa são: FÍGADO E INTESTINO, pois são eles que passam a maior quantidade de toxinas todos os dias e, por isso, eles têm uma alta concentração de enzimas específicas para este fim. Esse processo é uma BIOTRANSFORMAÇÃO de substâncias tóxicas em outras substâncias menos tóxicas. E essa transformação biológica depende da presença de diversas vitaminas, minerais, aminoácidos e outros compostos bioativos, que devem ser fornecidos através de sua alimentação diária, como por exemplo:

·       Verduras como acelga, agrião, couve e brócolis;

·       Raízes como mandioca, inhame, cará, cenoura e mandioquinha;

·       Abóboras, frutas, ervas, sementes e água.

Rosane Silva
Rosane Silvahttps://cienciasdasaude.org
Especialista em curas naturais.

Compartilhe

Últimos Artigos