Alergia ou intolerância alimentar: qual a diferença?

 Alergia alimentar

Envolve mecanismos imunológicos que estimulam a produção de anticorpos, podendo ser imediata ou tardia. A alergia imediata é percebida logo após o consumo de determinado alimento, sendo responsável por sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço. Já as alergias tardias são mais difíceis de serem percebidas, pois os sintomas podem aparecer até 4 dias, por meio de dermatites, rinites, sinusites, asma, urticárias, dentre outros.

Em geral, a alergia costuma surgir na infância. O bom é que, principalmente antes dos 5 anos, há uma chance de a encrenca sumir, porque o sistema imune da criançada está em pleno desenvolvimento. Mas quando persiste até a idade adulta ou nas poucas vezes em que dá as caras apenas nessa fase, ela acompanha o indivíduo pelo resto da vida.

Os alimentos causadores de alergia:

– Peixes e frutos do mar
– Ovo
– Trigo
– Soja
– Amendoim
– Castanhas
– Leite e seus derivados
– Gergelim

Intolerâncias alimentares

Não envolvem mecanismos imunológicos e, ocorre quando o corpo não consegue digerir ou metabolizar um produto. O exemplo mais comum é a intolerância à lactose, o açúcar do leite, que ocorre quando há uma deficiência ou insuficiência da enzima lactase, a qual “quebra” o carboidrato do leite em glicose e galactose para que possam ser absorvidos. Os sintomas mais comuns são náuseas, diarreias, dor de cabeça e gases.

Uma observação bem importante para as pessoas que costumam comprar produtos lacfree mesmo não sendo intolerantes achando que estão consumindo um produto mais saudável: os produtos lacfree não são isentos de lactose (açúcar do leite), na verdade eles são adicionados a enzima lactase para ajudar na absorção daqueles que possuem a intolerância. Ok!? Portanto meu amigo, você que não possui intolerância a lactose não precisa comprar um produto mais caro. Mais um motivos para ficarmos atentos a leitura dos rótulos dos alimentos. Fiquem de olho!

 Os alimentos sausadores de intolerância:

– Leite e seus derivados
– Grãos com glúten
– Banana
– Frutas cítricas
– Carnes processadas
– Repolho
– Vinho tinto
– Produtos com corantes

Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar
Urticária e vermelhidão na pele
Coceira intensa na pele
Dificuldade para respirar
Inchaço no rosto ou língua
Vômitos e diarreia
Dor no estômago
Inchaço da barriga
Excesso de gases intestinais
Sensação de queimação na garganta
Vômitos e diarreia
Características dos sintomas Características dos sintomas
Surgem imediatamente mesmo quando ingere pouca quantidade do alimento e os testes feitos na pele são positivos. Podem demorar mais de 30 minutos para aparecer, sendo mais graves quanto maior for a quantidade de alimento ingerido, e os testes de alergia feitos na pele não apresentam alteração.
Rosane Silva
Rosane Silvahttps://cienciasdasaude.org
Especialista em curas naturais.

Compartilhe

Últimos Artigos